segunda-feira, 16 de março de 2009

[8] Terminando a viagem pelo nordestão

(postei também o texto 7 mais abaixo: Recife, Olinda e Porto de Galinhas em Pernambuco)

É isso. Uma viagem mais finda. Mais uma vez passei por várias experiências, conheci diversas pessoas, estive em muitos lugares, pratiquei idiomas, comi comidas diferentes...

Em uma viagem tão "curta", de três semanas, para um forasteiro é difícil perceber as diferenças culturais entre um estado e outro no nordeste, mas sei que há.

De comum posso citar parte da alimentação: peixes feitos de várias formas, carangueijo, camarão, lagosta, queijo coalho, tapioca, carne de sol, vários sucos de diferentes frutas; e ainda o menu ao vivo (te mostram o peixe para escolher), comer com os pés na água, os vários passeios de buggy, os mergulhos para ver peixes, as belíssimas praias, o diferente sotaque para o "t" e o "d", a hospitalidade, o calor humano, a também quente temperatura da água do mar, os banhos com água gelada (uma das partes que mas me fez "sofrer" na viagem)...

Resolvi fazer uma relação dos lugares em que já estive (Brasil, EUA, Europa, América do Sul e até África). Espero ter lembrado de 95% delas:

Brasil:
Brasília, Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Caicó, João Pessoa, Pipa, Natal, Fortaleza, Canoa Quebrada, Jericoacoara, Manaus, Porto Seguro, Salvador, Chapada Diamantina, Maceió, Foz do Iguaçú, Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Brotas, São Paulo, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Lorena, Praia Grande, Guarujá, Ubatuba, Rio de Janeiro, Niterói, Friburgo, Mangaratiba, Búzios, Conservatória, Petrópolis, Teresópolis, Ilha Grande, Paraty, Trindade, Itatiaia,Visconde de Mauá, Maringá, Maromba, Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Pouso Alegre, Varginha, Alfenas, Poços de Caldas, Itajubá, Poço Fundo, Paraguaçu, Carvalhópolis, São Tomé das Letras, Machado.

América do Sul:
La Paz, Copacabana (Bolívia), Punto, Cuzco, Machipicchu, Águas Calientes, Arequipa, Ica, Pisco, Lima (Peru), Buenos Aires, El Calafate, El Chalten (Argentina), Montevidéu, Colônia del Sacramento, Punta del Este, Rivera (Uruguai), Santiago, Pucon, Puerto Varas, Frutillar, Puerto Madero, Puerto Natales, Torres del Paine (Chile)

EUA:
Salt Lake City, Park City, Las Vegas, Los Angeles

Europa:
Madri, Toledo, Segóvia, Córdoba, Sevilha, Cádiz, Algeciras, Santiago da Compostela, Bilbao, San Sebastian, Barcelona (Espanha), Lisboa, Sintra, Porto (Portugal), Paris (França), Amsterdã (Holanda), Copenhague (Dinamarca), Linkoping, Estocolmo (Suécia), Oslo, Bergen (Noruega), Berlim (Alemanha), Viena (Áustria) Budapeste (Hungria), Cracóvia, Awschivitz (Polônia), Roma, Pisa, Florença, Veneza, Milão (Itália), Gryon (Suiça).

África
Tanger (Marrocos)

Depois de mais essa viagem teria todos os motivos para dizer que cansei de viajar. Mas isso não é verdade, talvez o que tenha cansado é de viajar - e viver - sozinho.

Em um momento de divagação pensei em algumas fases de nossas vidas de trás pra frente: a nossa morte, as nossas doenças, o nosso envelhecimento, os nossos netos, a nossa independência financeira, os nossos filhos, o nosso casamento, os nossos namoros, o nosso emprego, a nossa formatura, a nossa adolescência, a nossa infância, o nosso nascimento. Sei bem em que fase estou agora, espero sobreviver a esse intenso 2009.

Finalmente: o que escrevo é uma viagem, as fotos são uma viagem, o que eu sinto aonde estou é, ainda, outra viagem. A união dos três e de todo o resto diz que viagem maior é essa, aonde ela termina e aonde ela começa.

Até a próxima meus caríssimos amigos !

P.S. Fotos: http://www.flickr.com/photos/acpadilha/sets/72157615501317773/

Um comentário:

Unknown disse...

"Uma viagem mais finda" é diferente de "Mais uma viagem finda", caro Yoda, (rs), mas parabéns pela viagem. Vou ler aos poucos os posts e pretendo repetir algums trechos de sua viagem quando eu for para lá em Abril.

E sobre o que você falou de viver e viajar sozinho, sei bem do que quer dizer.

Abraço!